Páginas

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Vencedores e perdedores...

Nos meios corporativos, no esporte,ouve-se cada vez mais as expressões: "vencedores" e "perdedores" ou "campeões" e "fracassados";"Não há mais espaço para perdedores"; "o sucesso são para os fortes" ou "dicas para não ser um fracassado".
Os vencedores são aqueles que estão sempre rindo, os vendedores "top-performance", os jogadores goleadores, os diretores de multinacionais, enfim os melhores. Eles já acordam bem humorados. Confesso: Detesto gente bem humorada de manhã cedo. Será que sou uma fracassada?
Ah, os vencedores: Eles não tem enxaqueca, muito menos família. O trabalho está sempre em primeiro lugar. Para eles tudo é possível, não existe crise ou queda na bolsa de valores. Eles foram programados para dizer sim, mesmo que sejam mandados para "pqp". Segundo lugar é coisa de "perdedor". O melhor carro, o melhor computador, enfim tudo que for de última geração e faça inflar seu ego torna-se o kit de um "vencedor".Sem esquecer a namorada top, jantar nos melhores restaurantes. É isso que move um vencedor.Será que instalaram um chip na cabeça deles?
O lixeiro, o padeiro,o garçom são todos "perdedores", acomodados. Como podem se contentar com tão pouco? Mas será que a vida pacata deles não é mais interessante? Não precisam representar o tempo todo. Muitos têm uma família linda ao redor da mesa que pode não ter muitos recursos materiais, mas que tem amor, paz, harmonia. E o que seria dos "vencedores" se não fosse os "perdedores" para serví-los?
Os "perdedores" têm tempo para passear no final de semana, nem que seja pescar num pesque-pague pois não tem relatórios para fazerem.
Os "perdedores" questionam e por isso não são promovidos (rsrsrrs).
Nada contra quem é bem-sucedido. Parece recalque ou coisa de "fracassada". Na verdade admiro muitas pessoas bem-sucedidas. Estou me referindo aos jargões esdrúxulos que definem pessoas e não qualificam a sua moral.
É preciso ter ambições e não necessariamente ser ambicioso.
Pode-se ser bem-sucedido em algo sem diluir a sua essência. Muitos são vitoriosos por amarem o que fazem. E outros são mau sucedidos justamente por amarem o que fazem. E bem ou mau, não define-se por quanto você ganha e sim por sua satisfação pessoal.
Enfim, enquanto não instalam um chip na minha cabeça me contento em ser medíocre,não no sentido pejorativo, uma reles mortal, tentando ser feliz.
E como diria uma grande amiga: "Nem muito, nem pouco, apenas seja."

AMARAL, Janice

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentimentos sao para serem expostos