Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2010

Bolinhos de chuva.

Hoje está chovendo. Fazendo aquele friozinho tipico do Rio Grande
do Sul. E me deu uma imensa vontade de comer bolinhos de chuva, aqueles cobertos de açúcar e canela. Bem calórico. Que delícia!!! Que gostinho de infância!!! Para quem não sabe: Bolinhos de chuva, não são feitos de chuva (rsrsrs). São bolinhos com massa batida com ovos, farinha e açúcar e fritos, pelo seu formato de gotinhas, são chamados de bolinhos de chuva. Depois de fritos são bezuntados em açúcar e canela.(hummmmm, sinto até o cheiro)
Lembro quando minha mãe fazia os tais bolinhos. Normalmente quando chegava visitas, lá ia ela, as voltas do fogão à lenha.Coitada!!!Não vencia fritá-los. Eu e a Márcia, minha irmã, eramos umas gatunas sorrateiras. Pé por pé e enchiamos as mãos daquelas delícias e saiamos correndo para apreciá-los. Sei que isso não é exemplo de educação. Eramos terríveis. Mas quem pode privar uma criança das delícias da infância? Ela ficava furiosa e ameaçava-nos com uma varinha. Isso detia-nos por alguns instantes, mas bastava uma distração para novas investidas. A visita, é claro, ia embora horrorizada.
Saudades da infância, nossa única preocupação era fazer o "tema" de casa. Depois era correr pelos campos, tomar banho de açúde, cavalgar.O mundo era tão grande,sentir o cheiro das flores,subir nos "pés" de goiabeira, catar araça, amoras, ficar procurando os ninhos de passarinhos e observando o milagre da vida. Acariciar os animais sem medo de ser devorados por eles.Andar de pés descaços sem medo das rosetas que haviam nos campos.Catar carangueijos nas sangas.Acredito também que nosso anjinho da guarda estava sempre de prontidão e tinha trabalho.
Fico pensando em como é diferente hoje, as crianças que passam a sua infância dentro de um apartamento, em frente a tv ou computador. Parece um mundo amplo.No entanto, é limitador, no meu ponto de vista. Pois a concepção de mundo dessa criança é criada por alguém, idéias prontas, conceitos de felicidade; não é sentida, criada por ela.Certa vez, ouvi uma frase do meu professor: "o excesso de informação desinforma".
É necessário um contato com a natureza, com os animais, para que seja desenvolvida a criatividade, a afetividade e a intuição das crianças e para que não haja um amadurecimento precoce, antes que estejam preparadas para a vida adulta que é nada fácil.Pode ser uma pracinha, zoológico, brincar com o cachorro,ser lobinho dos escoteiros, jogar futebol com os amigos, vôlei, piscína do clube, enfim atividades que sociabilizem, estimulem,divirtam...afinal nem todo mundo nasceu no meio do mato com eu (rsrsrsrrs), brincadeiras a parte,o mundo não deve ser decorado como uma tabuada e sim sentido.
Opa, voltando ao assunto: Tenho que fazer uma visitinha para minha mãe e assim poder abraçá-la e agradecer por não ter me privado dos prazeres da infância. E claro vou pedir com todo carinho para que ela faça os bolinhos. Vou me comportar. Afinal, já sou adulta. Ou não?!

AMARAL,Janice

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentimentos sao para serem expostos